Nide Bacelar

As Mulheres Sensuais de Nide

 

Falar da sensualidade da mulher brasileira é cair no lugar comum. Mas não posso deixar de falar da sensualidade que Nide consegue transmitir nas negras que ela pinta enaltecendo a beleza da raça dessas mulheres, que no seu mundo onírico povoam as suas telas.

Reprodução da obra que ilustra o catálogo. Está perfeita...

Segundo a artista, as negras escravas utilizavam a sensualidade para conquistar os amos e muitas conseguiram posições privilegiadas com esse artifício. Verdade ou não, o que observamos nas figuras pintadas por Nide são mulheres belas e muito sensuais, com olhares fortes, penetrantes e corpos perfeitos. Os seios parecem furar as vestes e quando estão desnudos mostram rigidez e plasticidade. Atualmente, ninguém na Bahia pinta tão bem as mulatas e negras como a artista Nide.

Ela tem muita sensibilidade, e a leveza de traço permite detalhar ao limite as rendas utilizadas por suas personagens.

O jogo que faz com a indumentária das mulheres, os belos e coloridos torços com movimentos múltiplos contribuem para dar às composições maior beleza. Vale a pena visitar a exposição de Nide, que está na Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, até 25 do corrente.

 

Por Reynivaldo Brito, Jornal A Tarde - 13 de março de 2001

 

Arte Bahia

 

 

Tela Arte

 

Mais Reportagens

 

Copyright © Artista Plástica Nide - Reportagens de Arte na Bahia

 

 

Nide Bacelar

 

 

Foto da tela que acompanha a reportagem.