Exposição no Shopping Barra, em Salvador - 11 a 23 de Março de 1991
Reportagem do jornalista e crítico de arte Reynivaldo Brito publicada no Jornal A Tarde de 25 de fevereiro de 1991.
A artista Nide vai expor de 11 a 23 de março no Shopping Barra suas obras mais recentes, enfocando a beleza da negra e da mulata baianas. Sua arte enaltece os traços e a formosura dessas mulheres que conseguem deixar os gringos de água na boca. Brejeiras, sensuais, são verdadeiras rainhas que desfilam por ruas enladeiradas, contribuindo a geografia da cidade para aumentar o movimento cadenciado de suas cadeiras.
― Conheço a obra de Nide há algum tempo. Sempre fiel a sua temática, ela tem um domínio perfeito das transparências e dos movimentos de panos rendados que envolvem toda a faceirice de suas figuras. No catálogo da mostra escrevi: 'Sua arte tem a cara da Bahia. Doce e mágica. Lúdica e bela. A pele morena das baianas contrastando com o branco alvo de suas saias rodadas, que dão muitas voltas. O detalhamento das rendas das iaôs, ekedes e mães-de-santo não consegue esconder a sensualidade dos rostos de suas negras e mulatas que povoam o seu mundo pictórico. Nide continua assim, exposição após exposição, fiel à sua temática, que elegeu esta figuração tão ligada à Bahia, e que está perpetuada através das muitas telas que estão espalhadas por este Brasil afora".
Para o professor Romano Galeffi "as mulatas de Nide, seus olhares brejeiros, seus inesperados gestos faceiros, seus penteados de rainhas, seus corpos formosos e esguios, seus enfeites brilhantes que a Nide realiza com pequenos toques magistrais, como em rapidíssimos passes de mágica, emanando fulgurantes reflexos metálicos, de prata, de ouro, de bronze e de opalescente coral, poderiam ser magníficas fontes de inspiração para inúmeros poetas da palavra articulada e musicalmente ritmada que à comovida contemplação essas maravilhas se entregassem por congenialidade".
O nosso escritor maior, Jorge Amado, também não esqueceu de enaltecer a obra de Nide, dizendo que " as baianas, as iaôs e as ekedes, os orixás de Nide levam a formosura, a graça, a beleza da bahia pelo mundo afora. Seus quadros são bonitos de ver e convidam a gente a amar o mundo que lhe serve de tema e de inspiração. Seu sucesso está garantido".
◄ Mais Reportagens
Nide em sua exposição no Shopping Barra, em 1991. A Baiana do Torço, que aparece à direita, foi presenteada ao Presidente Lula, pela Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, por volta de 2010.
Mais: Nide no livro Arte Nordeste Hoje ►
Copyright © Artista Plástica Nide - Reportagens de Arte na Bahia. |
A tela da baiana que ilustra a reportagem ao lado.
Nide Bacelar
Exposição no Shopping Barra, em Salvador - 11 a 23 de Março de 1991
Nide Bacelar